Itamaraty estima que 150 brasileiros estão no Irã e recomenda 'cautela'47251

Embaixada monitora a situação no país após ataque norte-americano matar comandante da força Quds do Irã, Qassem Soleimani

O Ministério de Relações Exteriores estima que a comunidade brasileira em território iraniano seja de 150 pessoas, entre turistas e residentes no país. 

O portal consular do Ministério das Relações Exteriores orienta que "cidadãos brasileiros devem viajar ao Irã com alto grau de cautela."

A embaixada do Brasil em Teerã, capital do Irã, informa que segue monitorando o cenário local de segurança e informará sobre a necessidade de alteração das recomendações atuais.

 

A situação no país está sendo acompanhada pelo mundo após um ataque dos EUA matar o comandante da força Quds do Irã, Qassem Soleimani, na quinta-feira (2).

Em comunicado, o Pentágono afirmou que o "general Soleimani estava desenvolvendo ativamente planos para atacar diplomatas e militares americanos no Iraque e em toda a região".

Após o ataque, o presidente do Irã, Hassam Rouhani, declarou que o ataque norte-americano foi um “ato covarde” e “outro sinal da frustração e desamparo da América na região”.

Fonte: Pablo Marques, do R7