O delegado da 17ª Delegacia Seccional da Polícia Civil (DSPC), em Itaporanga, no Vale do Piancó, Ilamilto Simplício, foi entrevistado no programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, e fez um balanço das atividades da referida delegacia no ano de 2024.
Ele destacou que a 17ª seccional ficou em 1º lugar em termos proporcionais, junto com a seccional de Solânea, entre 24 seccionais na Paraíba, na redução de homicídios no ano passado. Segundo ele, a estatística que é do governo do estado, tem o objetivo de estimular a redução do número de assassinatos nas regiões do estado.
O delegado disse que na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) da 17ª DSPC, que é composta além da Polícia Civil da Paraíba (PCPB), pela PM e Corpo de Bombeiros, o índice anual de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi de 52% em comparação de 2023 para 2024. Em 2023, foram 33 homicídios no Vale do Piancó, e em 2024, foram 16.
“A gente fica muito gratificado com esse desempenho. É um trabalho coletivo, envolve todas as delegacias da região, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. É um trabalho conjunto, coletivo e integrado entre todas as forças de segurança”, destacou.
A Autoridade Policial lembrou também que foram feitas durante o ano de 2024, várias operações de combate ao tráfico de drogas, a crimes de roubos e furtos, violência doméstica, entre outros. Um ponto que foi destacado por ele, foi a chegada em Itaporanga da Delegacia da Mulher. “Mais uma instituição que vem fortalecer e reforçar o combate à violência contra a mulher”, pontuou.
Novos servidores – Ilamilto mencionou também que um reforço na região, foram os novos servidores que foram aprovados no concurso público. Segundo ele, delegados, escrivães e investigadores passaram a fazer parte da corporação. “Itaporanga foi muito bem contemplada. Dar uma injeção de ânimos, dar um gás. A Polícia Civil passa por um momento muito importante, muito feliz na sua trajetória como instituição pública, por conta da sua renovação”, disse.
Parceria com a PM – Ilamilto Simplício comentou sobre a integração entre as forças de segurança e disse que o trabalho é uma política de governo. Ele pontuou que a união entre as polícias e o Corpo de Bombeiros tem sido fundamental para os resultados positivos.
“Trabalhamos de forma integrada, nos encontramos de vez em quando para traçarmos estratégias, planejar operações, sempre desencadeamos operações em conjunto. É uma linha de governo nesse sentido de integração policial das forças de segurança. Graças a esse trabalho integrado é que a gente obteve esses resultados excelentes”, concluiu.
Redução de roubos/furtos – Além da redução de homicídios, o delegado citou que houve também diminuição nos roubos e furtos na região, “especialmente no comércio”.
Na entrevista, ele falou também sobre o trabalho de excelência que o Grupo Tático Especial (GTE) vem fazendo a ponto de desvendar “crimes dificílimos”; citou trabalhos desenvolvidos na delegacia de Conceição; comentou sobre as novas tecnologias nas investigações, e ressaltou a importãncia da contribuição da sociedade fazendo denúncias por meio do disk 197. Veja a entrevista completa no vídeo acima do texto.