Uma obra paralisada há cerca de dois meses no distrito de Montevidéu, em Conceição, no Sertão paraibano, está preocupando a população da cidade. A obra se trata da construção de 3,5 km de uma estrada, e os moradores estão preocupados com a chegada do período de chuvas da região, uma vez que a estrada fica intransitável quando chove.
Obra de estrada parada há dois meses no município de Conceição, no Sertão da Paraíba, preocupa moradores do Distrito de Montevidéu, no município de Conceição — Foto: TV Paraíba/reprodução
Segundo os moradores, a construção começou há cerca de cinco meses, porém parou há mais de 90 dias, dois meses depois do início.
“Fizeram só o início da terraplanagem, alguns aterros e as cercas. Depois a empresa foi embora, levou maquinário, material, equipamentos e não deu satisfação à população”, afirmou o agricultor Francisco Limeira.
Segundo os moradores, quando o período de chuva começa, a estrada fica intransitável, e o medo da população é de que eles fiquem ilhados caso a região alague. Além disso, o acesso ao distrito piorou após a terraplanagem da rodovia, por causa do barro avermelhado que se transforma em um lamaçal com a chuva.
Quando a obra começou, a previsão era que a obra terminasse até 2025. A TV Paraíba entrou em contato com a empresa que foi contratada para fazer a obra e a empresa respondeu que não quer se manifestar, afirmando que se trata de uma terceirizada à serviço do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB).
O DER-PB também foi procurado pela equipe de reportagem da TV Paraíba, mas até este sábado (4) não enviou resposta.
Região fica intransitável quando chove — Foto: TV Paraíba/reprodução
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA-PB) explicou que as chuvas dessa região ocorrem entre os meses de fevereiro e maio, mas já em janeiro podem ocorrer as primeiras chuvas.