O normal para o ser humano é que o coração esteja localizado no lado esquerdo do corpo, enquanto o fígado, o pâncreas e a vesícula no lado direito. No entanto, para o jovem da cidade de Conceição, para Luan Jardel de Oliveira essa condição se inverte. Foi em uma consulta despretensiosa com o médico Jânderson Jessé, da Clínica Integrar, descobriu, através de uma ultrassonografia que o jovem tinha todos os seus órgãos do corpo invertidos. Luan é portador de um situs inversus, um caso raríssimo de acontecer. Assista ao vídeo, abaixo
A condição, chamada de Situs Inversus Totalis (SIT), é uma alteração congênita considerada raríssima, segundo o médico ouvido pelo Vale do PiancóNotícias, em que os principais órgãos do tórax e do abdômen se situam em uma posição espelhada em relação à habitual. No abdômen, por exemplo, o fígado e vesícula biliar podem estar no lado esquerdo do corpo em vez do seu lado direito.
“Ele veio aqui na clínica para realizar uma consulta da sua filha com uma médica. Durante a consulta da filha ele fez relatos do que sentia para a profissional, que pediu para que ele me procurasse e realizasse uma ultrassonografia comigo. E logo na primeira estrutura que avaliei, que é o pâncreas, eu percebi que este estava em posição invertida. O fígado que era para está no lado direito, estava no lado esquerdo. Vimos que o rim direito estava no lado esquerdo. Percebemos também que o baço estava que deveria estar do lado esquerdo, encontrava-se do lado direito. Assim, concluímos no diagnóstico que o paciente tem situs inversus, um diagnóstico raro”, explicou o médico.
De acordo com o profissional, o paciente vai conseguir levar a vida dele tranquila, sem maiores problemas, sem nenhuma dificuldade com relação à fisiologia.
Vale do Piancó Notícias