Uma jiboia de cerca de 1,5 metro de comprimento foi encontrada rastejando na avenida Engenheiro Carlos Pires de Sá, no centro de Cajazeiras, na tarde deste sábado (07). O animal despertou a curiosidade das pessoas que passavam pelo local.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para recolher a cobra. No local, os militares realizaram as técnicas necessárias para capturar o animal. Vários moradores acompanharam a ação dos militares.
Ao Diário do Sertão, o 5º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba (5º BBM-PB), informou que após a captura, a jiboia foi levada para um manancial proximo a Cajazeiras, seu habitat natural.
O corpo de Bombeiros de Cajazeiras deixou um alerta à população quando houver casos dessa natureza. Se encontrar uma cobra em casa, a corporação ressalta que as pessoas devem acionar as autoridades competentes e não tentar tocar no animal.
“É importante não tocar no animal, pois ele pode se sentir ameaçado e atacar. Além disso, apenas profissionais especializados podem capturar a cobra corretamente e devolvê-la ao ambiente adequado”, diz trecho da nota do 5º BBM.
Os militares enfatizam que o correto é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar, através do 193. Veja abaixo mais recomendações:
Em caso de picada de cobra, deve:
– Lavar o local com água e sabão;
– Manter a vítima em repouso absoluto;
– Remover anéis, pulseiras, braceletes e outros adornos;
– Se a vítima estiver consciente, oferecer água para beber;
– Elevar o local afetado;
– Levar a vítima ao hospital imediatamente;
– Se possível, fotografar o animal para identificação.
Diário do Sertão