O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu, durante o final de semana, entre a sexta-feira (22) e o domingo (24), 227 pessoas na urgência e ambulatórios médicos. A unidade, que integra a rede estadual de saúde do Governo da Paraíba, realiza atendimentos de urgência e emergência de baixa complexidade, além de clínica médica e maternidade.
Das 227 pessoas atendidas no ambulatório da unidade, 76 foram no plantão da sexta-feira (22), outras 67 foram no sábado (23) e mais 84 no domingo (24), o plantão de maior movimento do final de semana. Destas, 10 pessoas foram internadas para observação e cuidados posteriores. Uma por complicações por fraqueza, outra por Infecção do Trato Urinário (ITU), uma com faringoamigdalite aguda e outra com faringoamigdalite bacteriana, outra por complicações decorrentes de uma neoplasia, um caso de derrame pleural, outro de diabetes descompensada e dois pacientes com pneumonia.
A maior demanda de atendimento na urgência foi de pacientes com queixas de dores, com 33 ocorrências, seguida de pessoas com amigdalite, com 26 registros, e de casos de crise nervosa, com 15 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com cefaleia, crise hipertensiva, sintomas de síndrome gripal, feridas com objeto perfurocortante, com quadros de diarreia, reação alérgica, entre outros motivos de menor incidência, além de duas tentativas de suicídio.
Vale do Piancó Notícias