A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) votou nesta terça-feira (26) a eleição para a Mesa Diretora do biênio 2025-2026. O atual presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos) foi o único inscrito para concorrer e se mantém no cargo por mais dois anos.” Tenho a consciência tranquila de que dei o meu melhor para fazer um poder legislativo melhor para todos”, disse Galdino antes de proferir o voto.
Em fevereiro do ano passado, a Assembleia deu posse aos 36 deputados eleitos para compor o Poder Legislativo, no mesmo dia ocorreu a Sessão Preparatória para eleger e dar posse aos novos membros da Mesa Diretora tanto para o biênios 2023-2024 quanto o de 2025-2026. O deputado Adriano Galdino foi eleito por unanimidade.
Entretanto, a Procuradoria Geral da República (PGR) questionou no Supremo Tribunal Federal as mudanças no regimento interno feitas por algumas Casas Legislativas do País que antecederam as eleições da Mesa Diretora.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para tornar inconstitucionais as antecipações das eleições para as mesas diretoras das Assembleias Legislativas.
Semana passada, a ALPB chegou a divulgar uma nota afirmando que a ação direta de inconstitucionalidade (ADI), apresentada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando dispositivo da Constituição Estadual que assegura o direito à reeleição da mesa diretora da Assembleia, não interfere em nada na composição da atual mesa diretora da Casa Epitácio Pessoa.
Mesmo assim, a Casa aprovou um projeto de resolução alterando a data da eleição antecipada para Mesa Diretora da Casa. A nova eleição para a Mesa Diretora ficou então marcada para hoje.
Adriano Galdino
Adriano Cezar Galdino de Araújo nasceu em 21 de outubro de 1960, em Campina Grande. Formado em Engenharia Civil e Direito, é casado e pai de três filhas. Foi vereador por dois mandatos. Também foi prefeito do município de Pocinhos por três mandatos.
Foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 2010 e reeleito em 2014 e 2018. Foi presidente do parlamento paraibano por dois períodos: de 2015 a 2016 e de 2019 a 2022.
Também ocupou os cargos de secretário de Interiorização da Paraíba e chefe da Casa Civil do Estado. Em 2022, foi reeleito para o quarto mandato consecutivo com 59.329 votos, sendo o candidato mais bem votado da Paraíba.
Fonte: Mônica Melo/Redação ClickPB