Na manhã deste domingo (24), um grave acidente ocorreu na PE-275, próximo à entrada de São José do Egito, no trecho que leva à cidade de Brejinho. O acidente fatal envolveu um motociclista de 20 anos, identificado como Jackson, e um cavalo solto na pista. Segundo relatos preliminares, o jovem, que transitava de moto nas proximidades da Faculdade Vale do Pajeú, não conseguiu desviar do animal, colidindo com ele e falecendo no local.
Infelizmente, essa não é a primeira vez que acidentes envolvendo animais soltos resultam em tragédias nessa estrada. A prática de deixar animais soltos às margens das rodovias representa um risco significativo para motoristas e motociclistas, que têm suas vidas colocadas em risco pela ausência de fiscalização e controle. Apesar de a legislação federal desde 1989 considerar crime ambiental o abandono de animais em áreas públicas, com penalidades que vão de prisão a multas e perda de guarda do animal, a fiscalização segue ineficaz, permitindo que tutores deixem animais soltos para se alimentarem às margens das rodovias.
As circunstâncias detalhadas do acidente ainda serão investigadas pela Polícia Civil, que busca apurar responsabilidades e entender como o cavalo acabou na pista.