O presidente da FIEPB – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Cassiano Pereira visitou a usina de beneficiamento de algodão orgânico do município de Ingá e conheceu o trabalho desenvolvido pelos cooperados. Além do plantio, os cooperados se dedicam ao beneficiamento do algodão, reforçando o papel estratégico dessa iniciativa para o desenvolvimento da indústria paraibana.
A usina de beneficiamento de algodão orgânico de Ingá é mantida pela Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Ingá e Região, uma Usina de Beneficiamento de Algodão Orgânico Cultivado, que garante o aumento da produtividade – gerando mais renda para seus cooperados – e o fortalecimento da agricultura familiar. A usina conta com o apoio e incentivo do Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, com investimentos superiores a R$ 1,5 milhão, além da assistência técnica da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).
A negociação que garantiu cinco anos para o prazo de pagamento teve o apoio da Texpar, do grupo paraibano Unitextil, uma empresa pertencente ao empresário da cidade de Conceição, Roberto de Angelina.
“A ideia é que o Senai possa fomentar, principalmente, a mão de obra. O treinamento local na parceria realizada dentro do Senai, onde a empresa vai disponibilizar equipamentos novos, tecnológicos, para que as pessoas aprendam manusear esses equipamentos”, pontuou o diretor da Texpar, Paulo César Nuto, que também é da cidade de Conceição.
“O mundo inteiro vê a produção que significa sustentabilidade aqui para a região. E nossa instituição, nosso sistema não poderia deixar de apoiar. Então eu vim in-loco aqui para justamente, dar esse apoio necessário a esses agricultores daqui”, destacou o presidente da FIEPB Cassiano Pereira.
“Como vocês sabem, isso aqui é a única matéria prima inovadora que o Brasil tem, que é 100% brasileira. Atualmente a gente estar tendo uma parceria com o SENAI mais representativa. A gente um presidente que é bem da indústria e isso nos facilita a conversar mais com ele de igual para igual. Nós estamos vencendo todas as não conformidades com a ajuda do SESI e SENAI”, ressaltou a empresária e presidente da Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Serviços e Educação para Moda Sustentável – ABRIMOS, Francisca Vieira.
Vale do Piancó Notícias