A instalação do radiotelescópio BINGO no município de Aguiar, no Vale do Piancó, poderá ser mais um argumento utilizado pelo prefeito de Bonito de Santa Fé, Ceninha Lucena (Podemos), para tentar convencer o Governo do Estado a pavimentar com asfalto a estrada que liga Bonito ao município de Serra Grande passando pelo distrito de Viana.
De acordo com Ceninha Lucena, a pavimentação asfáltica desse trecho deveria ter sido prioridade porque tem mais trânsito de veículos, concentra maior número de moradias habitadas e exerce papel importante não só no escoamento de produção, como também no turismo.
Ao conectar Bonito de Santa Fé a Serra Grande, que também fica no Vale do Piancó, a estrada aproxima os moradores da região de Bonito do complexo científico, tecnológico e cultural que será construído em Aguiar em função do radiotelescópio BINGO, que será montado ainda este ano.
“Não é desfazendo das outras, mas algumas estradas que foram pavimentadas por asfalto não têm 10% do movimento e de povoamento que tem essa estrada que liga Bonito a Serra Grande passando pelo Viana. Primeito, o distrito é no meio, e todo o percurso é movimentado e habitado”, ressalta o prefeito.
Recentemente, Ceninha e o deputado estadual Júnior Araújo (Avante) estiveram na sede do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) defendendo a estadualização dessa estrada e a revitalização da PB-392, que interliga Bonito de Santa Fé a São José de Caiana, também na região do Vale do Piancó.
Diário do Sertão