O vereador Professor Jander Lira, natural de São José de Piranhas, Paraíba, foi reeleito no dia 6 de outubro para seu terceiro mandato na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo, com 1.097 votos, pelo PSB. Lira, que iniciou sua trajetória política em 2016, tem um histórico de envolvimento com causas sociais e democráticas, desde sua participação na luta pela derrubada da Ditadura e pela restauração das eleições livres no Brasil.
Formado em Ciências Econômicas e Administração, e com pós-graduação pela USP, além de mestrado na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, Jander Lira construiu sua carreira em São Caetano do Sul, cidade com mais de 160 mil habitantes, onde ingressou como professor na escola Professora Alcina Dantas Feijão. Sua atuação na área da educação e cultura inclui um período como secretário municipal de Cultura entre 2013 e 2016, e participação em conselhos culturais e históricos da cidade.
Durante seus mandatos anteriores, o vereador foi autor de importantes projetos, como a lei que garante o desembarque noturno seguro para mulheres e o uso de poços artesianos municipais. Ele também votou a favor do Programa Tarifa Zero e de obras na área da saúde, como o Atende Fácil Saúde e o Pronto Socorro Cardiológico, Pronto Cardio.
Agora, em seu terceiro mandato, Jander Lira reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da cidade, propondo novos projetos, como o Plano Municipal de Habitação e a reforma de escolas municipais, além de fortalecer o transporte público com a criação da linha Circular CISE, interligando os centros de atendimento do município.
Um pouco de sua história
O professor Jander Cavalcanti de Lira nasceu no município de São José de Piranhas, alto sertão da Paraíba. Estudou Ciências Econômicas na Universidade Federal e graduou-se em Administração na Universidade Estadual da Paraíba. Foi presidente do Diretório Acadêmico da UFPB, quando participou de vários congressos da UNE e da luta pela derrubada da ditadura e pela volta das eleições livres e democráticas.
Veio para São Caetano do Sul na década de 1990 e ingressou por concurso público na tradicional escola Professora Alcina Dantas Feijão, como professor, onde ministra aulas até hoje.
O professor Jander Lira é pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e fez mestrado na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero.
Em 2013 foi convidado pelo prefeito de São Caetano do Sul, o Dr. Paulo Nunes Pinheiro para assumir a Secretaria Municipal de Cultura. Foi presidente do Conselho Curador da Fundação das Artes, membro dos seguintes conselhos: Conselho de Cultura, Conselho Editorial da Revista Raízes, Conselho do Patrimônio Histórico e GT de Cultura do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
Nos seus 3 anos e meio à frente da Secretaria de Cultura o professor Jander, fez uma verdadeira revolução na cultura local: foram realizados mais de 4.000 eventos em várias linguagens como música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, literatura entre outras. Mais de 1.200.000 de pessoas participaram dos eventos neste período.
Em sua segunda campanha para o Legislativo Municipal, foi eleito Vereador da cidade de São Caetano do Sul com 1.343 votos.
Radar Sertanejo