As eleições municipais de Conceição nunca foram tão acirradas como as deste ano de 2024. As mudanças de lado, de pessoas se diziam bem posicionadas, fizeram cair por terra máscaras e trouxeram à tona a certeza de que ninguém permanece na defesa do povo e todos só olham para seus próprios umbigos. A reportagem não cita nomes nem massageia ninguém.
Três frentes disputam as eleições. De um lado, o atual prefeito Samuel Lacerda busca a reeleição. Para isso, ele se articulou depois que rompeu com os tios, Nilson Lacerda e Marcílio Lacerda, que o apoiaram nas últimas eleições. Depois do rompimento, Samuel se articulou e conseguiu o apoio de grande parte da bancada de vereadores eleitos ao seu lado nas últimas eleições de 2020. Nena Diniz é candidata a vice na chapa.
Por outro lado, Marcílio Lacerda se lançou candidato a prefeito depois de anunciar rompimento com o prefeito atual. Nilson Lacerda, irmão de Marcílio é seu grande cabo eleitoral, sobretudo pela aprovação da administração realizada por ele por dois mandatos. Marcílio, diga-se de passagem, foi um dos principais responsáveis pela eleição do prefeito atual, em 2020. Foi ele que tornou o terreno fértil para a vitória de Samuel. Agora Marcílio está firme e forte no combate. Raimundo Araújo é o candidato a vice na chapa.
Por outro lado, o jovem Luan Ferreira, que foi o vereador mais bem votado nas últimas eleições e também pertencia à base do prefeito atual, surge como a grande esperança do grupo de oposição, liderado pelo ex-prefeito Alexandre Braga. A campanha de Luan ganhou forças durante a caminhada, tornando o pleito eleitoral deste ano de 2024 o mais acirrado e disputado dos últimos tempos no município de Conceição. O engenheiro Landinho Ponciano é o candidato a vice na chapa.
O pleito será disputado palmo a palmo, voto a voto, tornando um cenário de equilíbrio na eleição deste ano de 2024, em Conceição.
Por Gilberto Angelo