A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) lançou, nesta quinta-feira (26), o edital do I Concurso Cultural de Desenho e Redação da Fundação. Com o tema “O que eu faria para tornar o hospital um lugar melhor?”, a iniciativa busca promover a humanização do ambiente hospitalar, incentivando a criatividade e a reflexão crítica de crianças e adolescentes sobre o bem-estar e as políticas de saúde.
O concurso é voltado para crianças internadas nas unidades gerenciadas pela PB Saúde, além dos filhos de funcionários da instituição, com idades entre 3 e 13 anos. A divisão de faixas etárias garante que cada participante seja avaliado de acordo com seu estágio de desenvolvimento, promovendo uma experiência inclusiva e equilibrada.
Segundo Anabelly Lopes, presidente da Comissão de Projetos Inovadores e Humanização da PB Saúde e uma das responsáveis pelo edital, o concurso tem o objetivo de promover a humanização no ambiente hospitalar por meio da integração entre profissionais e familiares, fortalecendo a ideia de comunidade e estimulando a criatividade.
“Essa interação não só humaniza o espaço hospitalar como também cria um ambiente de colaboração, onde essas crianças, com certeza, de forma muito criativa, vão pensar em várias maneiras de melhorar o hospital. Além disso, com esse concurso, visamos incentivar a reflexão crítica sobre a criatividade em torno do papel e das políticas de saúde, a partir do olhar das crianças”, comentou.
Além de fomentar a criatividade, o concurso também propõe criar um ambiente mais acolhedor e amigável nos hospitais, fortalecendo os laços entre os profissionais de saúde, pacientes e suas famílias.
De acordo com Jucelene Cardoso, coordenadora do Núcleo de Seleção e Integração em RH da PB Saúde e uma das idealizadoras do concurso, uma das metas do concurso é promover a humanização dos profissionais de saúde por meio da criação de laços entre os filhos dos colaboradores e o trabalho dos pais e mães nas unidades.
“Nossos profissionais todos os dias deixam suas famílias em casa para cuidarem de outras famílias nos diversos hospitais e unidades que nossa Fundação gerencia, colocando em prática a nossa maior missão de salvar vidas. Como sabemos que da boca das crianças saem as perfeitas palavras e a mais pura das verdades e das intenções, neste mês das crianças queremos também que os filhos e filhas de nossos colaboradores expressem como eles gostariam que os hospitais que seus pais trabalham fossem”, contou.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 1º e 20 de outubro de 2024. Os trabalhos podem ser enviados digitalmente para o e-mail [email protected], ou entregues fisicamente nos setores de RH das unidades hospitalares participantes, gerenciadas pela PB Saúde:
- Santa Rita: RH do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires
- João Pessoa: RH do Hospital do Servidor General Edson Ramalho
- Guarabira: RH do Hospital Regional de Guarabira
- Campina Grande: RH da Hemodinâmica do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes
- Patos: RH da Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro
Os vencedores de cada faixa etária serão premiados em uma cerimônia especial no dia 30 de outubro de 2024, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Para mais informações, acesse o edital completo no site da PB Saúde, disponível aqui.
Vale do Piancó Notícias