A Paraíba tem 38 trans, 22 gays, 20 lésbicas, 14 bissexuais, 5 assexuais e 2 pansexuais como candidatos nas Eleições 2024. Os dados obtidos pelo portal foram informados pelos candidatos no ato de seus registros de candidatura e constam no DivulgaCandContas, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne os dados das candidaturas de todo o Brasil, em cada eleição.
Os dados sobre orientação sexual e identidade de gênero não representam vantagem ou desvantagem eleitoral nem desonra social para nenhum candidato ou candidata e são levantados apenas para constatar a diversidade das candidaturas nas Eleições 2024.
De acordo com o levantamento do portal, 6.643 candidatos optaram por não divulgar seu orientação sexual e 3.437 optaram por divulgar. A orientação sexual é a atração afetiva, emocional ou sexual com a qual cada pessoa se identifica.
Do total de 10.080 candidaturas na Paraíba nas Eleições 2024, 3.373 são de pessoas que se declararam heterossexuais no registro de candidatura. Outras 22 pessoas se declararam gays, 20 lésbicas, 14 bissexuais, 5 assexuais e 2 pansexuais.
Já no quesito identidade de gênero, que é o gênero com o qual a pessoa se identifica e se percebe, a Paraíba tem 8.698 candidatos cisgênero e 38 candidaturas de pessoas trans. Outras 1.344 preferiram não informar esse dado no registro.
Cisgênero é a pessoa que se identifica com o gênero com o qual foi identificada no nascimento. Ou seja, nasceu identificado como menino e se identifica com o gênero masculino ou nasceu identificada como menina e se identifica com o gênero feminino. Já transgênero é a pessoa que se apresenta e se identifica com gênero diferente do gênero que lhe foi atribuída no nascimento. Por exemplo, pessoa identificada como menino na infância, mas que passa a se identificar com o gênero feminino.
Vale do Piancó Notícias