O taekwondista paraibano Edival Pontes, mais conhecido como Netinho, conquistou a medalha de bronze na categoria até 68kg nas Olimpíadas de Paris. Ele superou o espanhol Javier Pérez Polo na disputa do terceiro lugar. Antes, ele havia vencido o turco Hakan Recber na primeira luta da repescagem.
Netinho iniciou nos Jogos com uma derrota para o atleta da Jordânia, Zaid Kareem. Porém, a sequência vitoriosa de Kareem no torneio manteve as esperanças do conterrâneo de ainda conquistar uma medalha.
Com o avanço de Kareem até a final, Netinho garantiu uma vaga na repescagem, precisando vencer dois confrontos para assegurar o bronze. O primeiro deles foi contra Hakan Recber, que já havia conquistado a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio.
Repescagem
Na luta contra Recber, Netinho começou pontuando em uma punição, mas a decisão foi revista e anulada, mantendo o placar em 0 a 0. Ele então conseguiu abrir 6 a 0 com dois chutes na cabeça do adversário. Recber, campeão mundial em 2022, equilibrou a disputa, mas Netinho se manteve à frente, vencendo o primeiro round por 8 a 7.
O segundo round foi mais disputado, com Recber iniciando mais agressivo e conseguindo empatar em 3 a 3. O round, no entanto, foi dado ao turco por conta do número de golpes. No terceiro e decisivo round, Netinho encaixou um chute certeiro na cabeça do adversário, abrindo 3 a 0. O turco ainda tentou uma reação nos instantes finais, mas sem sucesso, e o paraibano venceu o round por 7 a 1.
Bronze
Pérez Polo abriu o placar com um chute no tronco logo no início. Netinho encontrou dificuldades para contra-atacar, mas conseguiu um chute na cabeça no final do round, confirmado após revisão de vídeo. Mesmo com uma punição por sair da área de combate, o brasileiro venceu o round por superioridade, com o placar empatado em 3 a 3.
No segundo round, Pérez Polo voltou a sair na frente, novamente com um chute na cabeça, validado pela revisão de vídeo. Ele ampliou sua vantagem com um chute no tronco. Netinho reagiu com um chute na cabeça, mas foi punido por pisar fora da área. O espanhol, por sua vez, recebeu uma penalidade por fugir da luta, fechando o round com um placar de 6 a 4 a seu favor, forçando assim o terceiro e decisivo assalto.
No round final, ambos os atletas se estudaram cautelosamente durante o primeiro minuto. Netinho então conseguiu encaixar dois chutes no tronco, colocando-se em vantagem. Ele optou por buscar o clinch, mas acabou saindo da área de combate, recebendo duas punições. Um pedido de revisão da equipe brasileira, nos últimos cinco segundos da luta, interrompeu o ritmo do combate. Apesar de mais uma punição por evitar o confronto, Netinho conseguiu segurar a vitória com um placar apertado de 4 a 3, garantindo assim a medalha de bronze.
Fonte: WSCOM