Pelo 2º ano consecutivo, o estudante paraibano, Yan Gabriel S. R da Costa, de 14 anos, foi destaque internacional como uma das crianças mais talentosas do mundo segundo a Internacional Star Kids Awards (ISKA).
O adolescente, que já havia recebido no ano de 2023 o título de Rising Star, este ano consegui elevar ainda mais o nível do Brasil nas competições científicas internacionais e foi considerado pelos julgadores de 23 nacionalidades diferentes, a mente mais perspicaz do mundo e na categoria Intelligence & Memory – IQ (inteligência e memória- QI), trazendo para a Paraíba o título de Star Acheiver 2024.
O reconhecimento mundial é concedido para crianças que possuem habilidades excepcionais no mundo todo.
Quem é o paraibano Yan Gabriel
Natural de Campina Grande, o paraibano Yan foi reconhecido na categoria Educação em 2023 por possuir aptidão em diversas áreas do conhecimento (ciências, astronomia, raciocínio lógico e matemática).
Em 2024 por conseguir comprovar suas aptidões em linguagens, literatura e diplomacia ao ser escolhido para compor o Best Diplomas -ONU, com apenas 13 anos e por seu brilhante desempenho em olimpíadas científicas internacionais.
O estudante paraibano medalhista de ouro na olimpíada Internacional Vanda Science, uma das maiores e mais conceituadas competições de ciências do mundo, prata nas Olipíadas Globais de Física, Astronomia e Ciências Naturais, na American Math Olimpiad e prata na DRCT, olimpíada internacional de pensamento lógico e computacional.
O reconhecimento através do ISKA foi recebido com euforia pelo estudante. Yan acumula títulos desde os 6 anos de idade e já conquistou 30 premiações em olimpíadas científicas nacionais e internacionais, além de menções honrosas.
Todos esses títulos e reconhecimentos foram analisados pelo Internacional Star Kids Awards- ISKA, como comprovação do talento de Yan, trazendo assim mais uma premiação a nível global, para ele.
“Fiquei abismado ao receber a notícia. Eu nunca espero esses títulos internacionais pois são muitas crianças inteligentíssimas pelo mundo todo e eu me considero normal, então é muito emocionante ver que Deus tem olhado sempre por mim. Tudo que eu sei e faço é com a permissão dEle e eu espero que continue sendo digno do dom que ele tá me dando. Sou muito grato aos meus professores e a minha escola, a minha mãe, vó e minha irmã que têm paciência comigo e me apoiam em tudo que escolho fazer”.
Fonte: Mônica Melo/Redação ClickPB