Em entrevista à TV Centro América, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que está convencido de que o resultado da eleição presidencial na Venezuela “é um processo normal, tranquilo” e que para “resolver essa briga” entre situação e oposição, é preciso que se apresente provas, seja contra ou a favor do resultado.
“Como é que vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com recurso e vai esperar da Justiça tomar o precesso, e aí vai ter uma decisão que a gente tem que acatar”, declarou o presidente.
“Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo. O que precisa é que as pessoas que não concordam tenham o direito de se expressar, tenham o direito de provar que não concordam, e o governo ter o direito de provar que está certo”, acrescenta.
O Partido dos Trabalhadores (PT) reconheceu a vitória de Nicolás Maduro, anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, e disse ter ocorrido “uma jornada pacífica, democrática e soberana”. O governo brasileiro, por sua vez, ainda não atestou o triunfo do presidente venezuelano sobre o opositor Edmundo González.
Lula criticou a imprensa brasileira pela forma como vem tratando o assunto. “Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a terceira guerra mundial”, disse.
Fonte: Portal Diário