O programa Opera Paraíba passou por 11 cidades e retirou da fila de espera por uma cirurgia eletiva 532 paraibanos, neste último fim de semana As cidades contempladas foram João Pessoa, Mamanguape, Belém, Itabaiana, Campina Grande, Taperoá, Picuí, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha e São Bento.
O Opera Paraíba foi implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para facilitar o acesso à assistência de saúde e agilizar as cirurgias eletivas nas diversas regiões. Da sexta-feira (26) até o domingo (28) foram feitas cirurgias gerais, ginecológicas, bariátricas, oftalmológicas, urológicas, de otorrino, ortopédicas, de Proctologia e pediátricas.
A iniciativa vai melhorar a vida do encarregado de obras Antônio Pereira da Silva, de 67 anos, da cidade de Catolé do Rocha, que passou por cirurgia de hérnia umbilical. “Eu já tinha essa hérnia fazia uns dez anos, aí fiquei sabendo do Opera Paraíba e resolvi fazer a cirurgia, porque ela já estava crescendo e podia me prejudicar,” relatou.
Quem também vai passar a ter mais tranquilidade é Érico Ferreira, o pai de Pedro Henrique, de 11 anos, que passou por cirurgia de postectomia (fimose). “Essa cirurgia faz tempo que Pedro precisava fazer, e agora chegou o dia. Vai ser bom pra ele e pra mim também, que vou ficar mais tranquilo em saber que ele não vai mais sentir os incômodos que sentia,” conta. O procedimento do estudante foi realizado no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, onde mais 50 pacientes foram contemplados com cirurgias gerais, ortopédicas e pediátricas.
Resultados positivos – A média mensal de cirurgias realizadas por meio do Opera Paraíba é de cerca de 5 mil procedimentos, beneficiando pacientes de todas as faixas etárias. As cirurgias mais realizadas dentro do programa são gerais, ginecológicas e oftalmológicas.
De janeiro a junho deste ano, mais de 31 mil paraibanos foram beneficiados com operações realizadas pelo programa. Para a execução dos procedimentos o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta com 26 hospitais da rede estadual, a fim de garantir um acesso regulado, qualificado e seguro para os 223 municípios paraibanos.
Acesso fácil – Para ter acesso aos serviços do Programa Opera Paraíba, o usuário passa por consulta médica nas Unidades Básicas de Saúde, e com o encaminhamento médico dá entrada via secretaria municipal de saúde para as consultas estaduais, ou caso já esteja apto, por meio do endereço eletrônico do Opera Paraíba (operaparaiba.pb.gov.br).