O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 185 pessoas no plantão do final de semana, entre a sexta-feira (19) e a meia-noite desse domingo (21). No período, os casos de dores, sintomas de síndrome gripal e complicações decorrentes de dengue lideraram a procura pelo serviço.
O plantão de maior demanda na urgência e ambulatório médico foi o de domingo, quando 74 pessoas foram atendidas, seguido do sábado, com mais 61 atendimentos. Na sexta-feira, outras 50 pessoas foram atendidas na unidade, totalizando os 185 atendimentos no final de semana.
Durante o plantão, 11 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores. As causas que motivaram as internações foram: dispneia, bronquilite, erisipela pneumonia, diarreia, cardiopatia, pielonefrite (infecção bacteriana de um ou de ambos os rins) e ITU- Infecção do Trato Urinário.
Além de pessoas com dores, sintomas de síndrome gripal e dengue, o hospital atendeu ainda pacientes com crise nervosa, diarreia, vômito, crise hipertensiva, traumas, cefaleia, infecção, queda, reação alérgica, sangramento, tontura, além de uma vítima de sinistros de trânsito com moto, outra ferida com objeto perfurocortante, e duas pessoas por intoxicação exógena de medicamento (tentativa de suicídio).
Vale do Piancó Notícias