À medida que as eleições municipais se aproximam, os grupos políticos se articulam e fazem últimos ajustes para a disputa, em Conceição.
O pré-candidato a prefeito pelo PDT, Landinho Ponciano não descartou a possibilidade de união com o PSB de Alexandre Braga, visando a disputa eleitoral, neste ano de 2024.
“Eu vou me reunir primeiro com Alexandre Braga para conversarmos sobre essa possibilidade. Irei pontuar sobre a minha caminhada até aqui. Se você me perguntar se há possibilidade de formarmos uma aliança eu te direi que não fechamos as portas para o diálogo. Agora, é preciso que a conversa seja franca e aberta. Se eu e meus amigos, que estão ao meu lado, entendermos que o melhor caminho é a união, assim o faremos. Agora, vamos pontuar sobre nossa caminhada e discutir sobre quem é o melhor nome para encabeçar a chapa. Caso não dê certo a união, seguiremos nossa caminhada”, explicou Landinho Ponciano.
O PSB já tem definido que Luan Ferreira é o seu pré-canditado. Esse cenário pode mudar depois das conversações com Landinho Ponciano. Mas ao que tudo indica, a chapa será formada entre os dois pré-candidatos.
Samuel Lacerda
O atual prefeito de Conceição e pré-candidato à reeleição pelo Solidariedade, Samuel Lacerda está fechado com o ex-prefeito Deon Diniz, conforme já foi anunciado, e deve oficiar a união em breve. Por enquanto, o prefeito faz outras articulações para fortalecer ainda mais seu grupo político, que já é forte.
Por outro lado, Samuel não para um minuto, se quer. Ele tem andando pelos quatro cantos da cidade, fazendo visitas e se articulando para as eleições. Pra isso, ele conta com um grupo fortíssimo de pré-candidatos a vereadores.
Marcílio Lacerda
O pré-candidato, Marcílio Lacerda, do Republicano, é outro que não para um minuto. Ele tem percorrido todo o município em busca de apoios para sua campanha.
Apoiado pelo seu irmão, o deputado estadual e ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda, Marcílio acredita que o alto índice de aprovação do seu irmão o ajudará na disputa.
Ao portal Vale do Piancó Notícias, Marcílio Lacerda disse não ter dúvida da sua vitória.
Fique atento
A partir de 15 de maio
A partir de 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo (conhecidas por “vaquinhas”), desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
De 20 de julho a 5 de agosto
Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
16 de agosto
Fique de olho! O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Por Gilberto Angelo