Aimee Betro, a assassina de alguel americana que foi condenada no Reino Unido por tentativa de assassinato, levava uma vida pacata num bairro residencial de Yerevan (Armênia), onde foi presa na terça-feira (2/7), após ser caçada por uma força-tarefa internacional.
O proprietário do apartamento confortável, mas escassamente mobiliado, alugado por Aimee, havia confirmado em 15 de junho que estava alugando o apartamento por cerca de R$ 4,3 mil por mês. Repórteres do “Daily Mail” passaram a analisar postagens da americana no Instagram para se certificar que o imóvel era o esconderijo de Aimee.
O apartamento isolado onde ela supostamente se escondeu da justiça enquanto apreciava a vista das montanhas cobertas de neve do Cáucaso fica a mais de 3.900 quilômetros de Birmingham (Inglaterra), onde ela tentou atirar no dono de uma loja de roupas enquanto usava um hijab (véu tradicional islâmico) como disfarce. A arma de Aimee falhou e ela não completou o contrato feito com Mohammed Aslam, de 56 anos, e do seu filho Mohammed Nazir, de 30, rivais do seu alvo, Sikander Ali.
De acordo com o “Daily Mail”, Aimee trabalhava numa atividade on-line no apartamento e raramente era vista fora de casa, exceto para fazer compras, e evitava convites para socializar com as pessoas que moram ao seu redor.
Seus vizinhos raramente a viam e só se lembravam da sua presença quando ouviam Aimee gritando com seu gato dentro do apartamento.
Os residentes locais que falaram com o “Daily Mail” não tinham ideia dos antecedentes obscuros de Aimee e ficaram horrorizados ao saber que ela havia sido condenada por causa da sua atividade assassina de aluguel com um mandado de prisão internacional pairando sobre ela.
Além de ser a capital e maior cidade da Armênia, Yerevan é uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo. Sua história remonta ao século VIII AC. A cidade abriga pouco mais de 1 milhão de moradores, correspondendo a 35% da população do país do Cáucaso.
Com o crescimento da economia do país, Yerevan vem experimentando uma grande transformação desde o início da década de 2000, com muitas partes da cidade recebendo novas construções e empreendimentos, com a multiplicação de shoppings outlet, restaurantes, mercados e cafeterias, que eram raros no período soviético.
Não se sabe por que Yerevan foi escolhido como destino de Aimee.
Por Fernando Moreira