Filme do diretor Ernesto Daranas, ‘Numa Escola de Havana’ (2014), é o destaque de julho no Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo (FCJA). A sessão, com entrada gratuita, acontece na quarta-feira (3), às 19h, no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da FCJA, localizado à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana. Os comentários ficarão por conta da professora Analice Pereira, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e membro do Cineclube da FCJA.
O filme conta a história do menino Chala (Armando Valdes Freire), um garoto de 11 anos em situação de vulnerabilidade. Sua mãe é viciada em drogas e não consegue cuidar do filho ou mesmo manter a casa. Chala, então, se vê obrigado a trabalhar como treinador de cães de briga. O menino é indiretamente ajudado nesse processo por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela (Alina Rodriguez), por quem ele tem um grande respeito.
Carmela acredita que a educação está para além dos muros da escola e faz o que pode para cuidar de seus alunos, conquistando no caminho muitos deles, que se tornam também educadores. Infelizmente a abordagem da professora não é apreciada pela diretora da escola que aproveita o afastamento de Carmela, por motivo de doença, para desfazer o que a professora construiu. Chala é um dos mais afetados.
‘Numa Escola de Havana’ ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Havana, em 2014. A obra também foi amplamente vista e discutida em seu país de origem pelo prisma da educação. O filme tem a duração de 90 minutos e a classificação é de 12 anos.
Secom