Um policial civil da Paraíba gravou um vídeo reproduzindo o meme “amostradinho”, com explosivos apreendidos dentro de uma unidade policial em Campina Grande, durante uma operação nesta sexta-feira (7). Após a repercussão do vídeo, ele foi afastado da delegacia.
Nas imagens, ele aparece atrás da mesa onde estão exibidos os explosivos, vestido com uma máscara do vilão do filme ‘Pânico’. “Eu gosto assim… Amostradinho. Olha essa passagem aqui, essa passagem. Amostradinho”, diz escrevendo em um papel e reproduzindo falas do meme.
De acordo com o superintendente da Polícia Civil, Paulo Ênio, a apreensão dos explosivos foi realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos em Campina Grande, através de uma investigação que vinha acontecendo há 2 meses em conjunto com a Inteligência da Polícia Civil, resultando em 126 artefatos explosivos apreendidos.
O meme “amostradinho”, criado pelo humorista Matheus Cobertura, se popularizou nas redes sociais através de montagens de vídeos mostrando pessoas realizando atividades arriscadas seguidas por imagens do humorista representando a morte, usando a máscara do vilão do filme Pânico. “Eu gosto assim… Amostradinho”, é uma frase que ele reproduz em todos os vídeos.
“A Polícia Civil lembra que existe uma portaria da instituição que orienta seus membros sobre o uso de redes sociais, principalmente quando estão em serviço, e desvios de conduta que confrontem com as determinações desse documento não serão tolerados”, afirmou a Polícia Civil em nota ao confirmar o afastamento do policial.
G1