A partir de 27 de maio, as operadoras que trabalham com a tecnologia de internet na faixa de 3,5 GHz no Vale do Piancó, já poderão solicitar a mudança para o sinal da quinta geração de internet, ou simplesmente 5G.
A novidade foi anunciada após a reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi). Em nota, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que o cronograma vai até 2030. Lembrou que o leilão de 5G ocorreu há três anos e que prevê rede nos mais de 5 mil municípios do país. As informações são do jornal O Globo.
A nova geração de internet garantirá um funcionamento mais aprimorado, rápido e uma conexão mais avançada, tudo isso sem perder qualidade de som ou imagem para aparelhos como: smartphones, IPhones, tablets, notebooks, smartvs, android tvs.
Vale lembrar que as operadoras teram que solicitar o licenciamento de serviço de mudança para o sinal de banda larga 5G, e isso significa que a mudança não será de imediato.
Veja as cidades beneficiadas na região:
Aguiar
Boa Ventura
Conceição
Coremas
Curral Velho
Diamante
Ibiara
Igaracy
Itaporanga
Nova Olinda
Olho d’Água
Pedra Branca
Piancó
Santa Inês
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
São José de Caiana
Serra Grande
Diamante Online