Cada candidato tem seu tamanho. Uns precisam ter consciência de que seu tamanho não lhe permite impor ser candidato a prefeito, nem a vice de um grupo político, embora esse direito seja de todo e qualquer filiado a um partido político. Uma coisa é pretender, outra coisa é querer impor, sem tamanho para isso. Tentar se empurrar de goela abaixo, forçando a barra para que um grupo o indique acaba mesmo é tumultuando a formação de um grupo sólido.
Muito embora, na sua grande maioria das vezes, um candidato seja escolhido de dentro para fora, há situações em que isso ocorre de forma inversa, quando o candidato nasce do povo. Aí, ele já chega com o tamanho necessário para buscar ganhar o pleito, dentro de uma estrutura formada a partir de uma decisão de um grupo político.
Em Conceição, políticos que podem ter seu nome na chapa majoritária: Joudanna Diniz, que foi a última candidata da oposição nas últimas eleições, Luan Ferreira, que foi o candidato a vereador mais votado no último pleito, Dr. Ponciano, que foi o primeiro e lançar seu nome a prefeito pelo PDT e o vereador Sterlan Emanuel.
Por outro lado, o prefeito Samuel Lacerda se filiou ao Solidariedade e já anunciou que vai à reeleição e com tamanho. Ele foi o primeiro a fazer um ato público de filiação e reunir várias pessoas para aclamar seu nome.
Já Marcílio Lacerda, o “Trator”, que é apoiado pelo ex-prefeito do município e deputado estadual em exercício, Nilson Lacerda, tem garantido três coisas: Que tem tamanho, que será candidato e que vai ganhar.
O portal Vale do Piancó Notícias quer saber: Qual tamanho de cada um desses nomes?
‘Ninguém come conversa’.
Por Gilberto Angelo