As dificuldades para ser eleito vereador na cidade de Conceição aumentaram, substancialmente, na proporção do aumento de nomes na lista de pré-candidatos. Somente no primeiro momento de atos de filiação, foram confirmados mais de 45 nomes distribuídos em cinco partidos: Avante, Solidariedade, Republicanos, Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em tese, a cada 1.100 votos se elege um vereador no município, tomando por base a média de votantes das últimas eleições municipais. Mas, esse coeficiente pode aumentar na mesma proporção de um possível aumento no número de votantes. Com o aumento no número de pré-candidatos, alcançar uma vaga pode ser ainda mais difícil nesse universo tão grande de pretendentes.
A preço do momento, as eleições terão três candidatos ao executivo, dois deles já anunciados: Samuel Lacerda (atual prefeito) e Marcílio Lacerda, que rompeu com o prefeito. Samuel foi o único que botou o time em campo e busca apoios. Ele tem se organizado bem para a disputa.
Já a oposição, que ainda não anunciou nomes, nem para prefeito nem para vice prefeito, pode ir ao pleito da seguinte forma: Jourdanna Diniz, que pode compor com os demais sendo a candidata a prefeita, com Luan Ferreira sendo o vice dela, Luan Ferreira (cabeça)e Dr. Ponciano (vice) ou Dr. Ponciano (cabeça) e Luan Ferreira (vice).
Outros nomes também poderão compor a chapa, embora pouco provável, o vereador Sterlan Emanuel, conforme especulou a reportagem.
Por Gilberto Angelo