O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, atendeu 235 pessoas durante o feriado da Semana Santa, no intervalo compreendido entre a sexta-feira (29) e a meia-noite deste domingo (31). No mesmo período, três pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas.
Foram 94 atendimentos na sexta-feira (29), mais 62 no sábado (30), e ainda 79 registros de entrada na unidade no domingo (31). Por ordem de recorrência de procura pelo serviço, os casos de pessoas com dengue foram os que mais aconteceram, com 51 casos, seguido de pessoas com queixas de dores diversas, com 35 ocorrências.
Mas o hospital atendeu ainda 19 pessoas que procuraram o serviço hospitalar com sintomas de síndrome gripal, 15 que apresentaram quadros de diarreia, 13 com crise nervosa, seis casos de pacientes com dificuldade de urinar, cinco pessoas com amigdalite e outras cinco com cefaleia também foram atendidas, entre outros motivos com menor demanda, como o atendimento a uma vítima de sinistro com moto e outra por agressão física.
A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, afirmou que a média de atendimentos se manteve similar a dos finais de semana. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana, a gente não evidenciou um aumento de demanda diária muito diferente do que a gente já atende cotidianamente. Claro que houve acréscimos, mas dentro do que a gente já esperava”, disse ela.
Vale do Piancó Notícias