Alerta de perigo para chuvas, neste fim de semana, em 17 estados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sul do país, a Grande Florianópolis e as regiões metropolitanas de Curitiba e de Porto Alegre têm previsão de grande volume de chuva até a manhã deste sábado.
O Nordeste do Rio Grande do Sul também pode ser atingido.
E o mesmo aviso laranja inclui as regiões Sul e Norte de Santa Catarina, e o Vale do Itajaí no estado. Em São Paulo, o alerta pega o Litoral Sul e o município de Serrana.
Em todas essas localidades, o risco é de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
O Inmet também definiu um outro alerta laranja de perigo com chuvas e ventos intensos para partes das regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Isso inclui o Norte e o Nordeste de Goiás e do Mato Grosso, boa parte da Bahia, passando pelo Sertão pernambucano e pelo Centro-Sul do Piauí e do Maranhão.
As chuvas intensas também estão previstas para o Centro-Sul do Amazonas, o Leste de Rondônia, todo o Tocantins e grande parte do Pará, exceto o Noroeste do estado.
Esse mesmo aviso vale ainda para o Norte e o Nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Segundo o Inmet, o risco nesses locais é de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No restante do país, partes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste têm alerta amarelo de potencial perigo para chuvas intensas.
Mas, nesses casos, o risco é baixo para alagamentos, deslizamentos, cortes de energia, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Boa parte do Centro-Sul do país terá sol com poucas nuvens. Em Cuiabá, a temperatura chega à 38º no sábado. Em Campo Grande, 33.