As irmãs com o mesmo nome, Francisca Antônia Pereira, carinhosamente conhecida como ‘Dona Deta’, de 46 e Francisca Antônia Pereira Simplício, carinhosamente conhecida como ‘Dona Vanete’, de 50 anos, dividem inúmeras vivências e histórias juntos, mas recentemente passaram por uma experiência única na mesma semana: ambas fizeram cirurgia de reconstrução de tendões no braço direito. As cirurgias foram realizadas no Hospital da cidade de Brejo Santo, no estado do Ceará. As duas residem no sítio Chico Vaqueiro, localizado na zona rural de Conceição, na Paraíba.
Tanto numa quanto na outra, o desgaste dos tendões se deu em função do ‘duro e pesado trabalho na roça’. Com o tempo, ocorreram desgaste nos tendões do braço de ambas, o que as tornavam impossibilitadas de realizar pequenas tarefas diárias. Elas não conseguiam mais elevar ombros e perderam forças, além de sentiram muitas dores.
Esse tipo de cirurgia é simples, geralmente com anestesia local, proporcionando alívio definitivo.Para ambas, o resultado final foi também um alívio para o sofrimento de anos, provocado pela necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família.
Dona Deta e Dona Vanete já se encontram nas suas residências.
Por Gilberto Angelo,do vale do Piancó Notícias