Um perfil de Instagram está viralizando nas redes sociais de Conceição. O perfil, com nome “Conceição sem censura”, e com administrador anônimo, tem apresentado, quase que diariamente, críticas à gestão pública municipal e atraído diversos seguidores. Veja a página, clicando aqui.
Muitos internautas, que residem em Conceição ou noutros municípios, mas quem têm vínculo eleitoral com a terra, já acordam de olho nas atualizações do perfil. Sem hora nem dia, o modelador simplesmente está atraindo a curiosidade dos internautas.
Os temas são sempre atuais, todos sem ofensas a nenhuma pessoa. Toda base dos temas abordados está em informações contidas no Sagres ou em diversas críticas formuladas pela própria população do municípios sobre a gestão público municipal.
“O menino de vó vai deixar vovó”
Na maioria das postagens, o perfil utiliza músicas engraçadas para dar um tom humorístico e descontraído. Da página não escapa nada. Numa das postagens, os criadores de conteúdos utilizaram a música “O menino de vó vai deixar vovó”. Criada há 18 anos pela cantora e compositora Mãe Nininha de Oyá, de 71 anos, a canção fala apenas sobre um neto que vai deixar a avó para viver uma vida de aventuras. Somente o ritmo que combinou bem com alguns vereadores e funcionários da Câmara de Vereadores do município dançando numa festa de confraternização do órgão, nada mais do que isso, fez a viralização da postagem.
Para alguns setores da administração, a página é um ‘gabinete de crime cibernético’. No entanto, a própria população que tem visto, diariamente as postagens, não classifica dessa forma e entende que nos escritos só tem verdades, que passavam longe de serem percebidas pela população do município.
Por outro lado, o anonimato demonstra um certo medo de expor opinião contra a administração pública, o que se torna incompreensível, pois a mesma população que vota e elege os políticos é a mesma de tem direito de criticá-los quando esta população entender que eles estão atuando de forma errada. Mostrar a cara seria a melhor forma de dar credibilidade às postagens, tanto do idealizador quanto dos próprios internautas que comentam e preferem o anonimato.
Com inteligência o criador dos conteúdos se utiliza de números totais de valores recebidos da prefeitura por alguns segmentos postados no Sagres, para impressionar os seguidores e dar dor de cabeça em que é citado como o recebedor. Números totais, pura inteligência do criador dos conteúdos.
Por Gilberto Angelo