A urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 156 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (12) e a meia-noite do domingo (14). Os casos de dores, diarreia e sintomas de síndrome gripal lideraram a procura pelo serviço, que registrou ainda, no mesmo período, 184 atendimentos ambulatoriais.
O plantão de maior demanda na urgência foi o da sexta-feira (12), quando 58 pessoas foram atendidas, seguido do sábado (13), com mais 52 atendimentos. Na sexta-feira (12), outras 46 pessoas foram atendidas na urgência da unidade, totalizando 156 casos.
No ambulatório, o dia de maior número de atendimentos também foi a sexta-feira (12), quando 67 pacientes foram assistidos. No sábado (13), houve mais 60 consultas médicas e, no domingo (14), mais 57 atendimentos médicos foram realizados, totalizando 184 no período. Quatro pacientes precisaram ser internados para cuidados posteriores, um deles com dispneia, outro com pielonefrite (inflamação renal causada por bactérias do trato urinário) e dois por causa de complicações com erisipela.
Além de pessoas com dores, diarreia e sintomas de síndrome gripal, o hospital atendeu ainda pacientes com cefaleia, crise nervosa, dificuldade de urinar, crise hipertensiva, mal estar, febre, dispneia, diabetes, corte, abscesso, com ferimento por objeto perfuro/cortante, reação alérgica, sangramento, vômito, além de uma pessoa ferida em acidente de moto.
Vale do Piancó Notícias