A família do adolescente Luan Rocha, que morreu na última quinta-feira (4) após passar mal enquanto praticava exercícios em uma academia no Ceará, suspeitava que ele tinha prolapso da válvula mitral, a mesma condição cardíaca do cantor sertanejo João Carreiro, que morreu na quarta-feira (3) durante uma cirurgia para corrigir o problema.
O prolapso da válvula mitral é uma condição cardíaca que atrapalha o fluxo sanguíneo. O problema é conhecido popularmente como “sopro no coração”. Segundo familiares, Luan já sabia que tinha problemas cardíacos. Ele aguardava para confirmar o diagnóstico, mas, segundo a irmã de Luan, uma das suspeitas era na válvula mitral.
Luan estava caminhando na esteira da academia localizada na cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, quando se sentiu mal, desligou o aparelho, sentou e desmaiou.
Ele foi levado pelos profissionais do estabelecimento para uma UPA próxima, porém, não resistiu e faleceu. O rapaz havia começado a frequentar a academia há apenas duas semanas.
A família de Luan afirma que ele havia feito vários exames que atestavam que ele poderia realizar as atividades físicas.
Condição cardíaca é a mesma de cantor João Carreiro
O cantor sertanejo João Carreiro se submeteu a uma cirurgia de 12 horas na última quarta-feira em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para corrigir um problema na válvula mitral, mas não resistiu e veio a óbito.
A válvula mitral é uma das quatro válvulas do coração e funciona como uma espécie de “porta” que controla a passagem de sangue, garantindo que o fluxo sanguíneo siga na direção correta.
No caso do prolapso da válvula mitral, o que ocorre é que a estrutura fica excessivamente frouxa, e pode perder a capacidade de controlar a direção do fluxo sanguíneo.
G1