O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda está cada vez ‘ilhado’, deixado de lado pelos seus aliados. Pelo menos foi o que disse um membro do grupo ao portal Vale do Piancó Notícias. No entanto, resiliente que tem demonstrado ser, o prefeito dá sinais de que está em movimento constante, com o intuito de estancar sangria no grupo.
Nos últimos dias ou até meses, o próprio prefeito tem focado em fazer política, já visando a disputa do próximo pleito. Samuel tem aparecido em eventos na zona rural ao lado de moradores de várias comunidades, demonstrando que tem aceitação e acesso livre nas residências da população.
“Fogo amigo”
Por outro lado, o prefeito vive dentro do clima de uma “Quinta Coluna”. Precisa olhar para frente sem perder de vistas quem está ao lado. “O que vejo é o ‘fogo amigo’. Ele (Samuel) me garantiu que será o candidato, mesmo que tenha que buscar aliados do outro lado. Mas, não abrirá mão de um direito que é seu: ir para reeleição”, garantiu um aliado durante contato com a reportagem.
Não se pode falar claramente que existe racha no grupo da situação. Mas, em contato com a reportagem, um membro do grupo explicou que existe sim um movimento para enfraquecer o prefeito, para que ele desista de se candidatar e anuncie apoio ao seu tio Marcílio Lacerda, que já anunciou seu nome na disputa, ou até mesmo à candidatura da secretária de saúde, Magnady Lacerda, esposa do deputado estadual e ex-prefeito, Nilson Lacerda. Lembrando que foi Nilson Lacerda quem “botou Samuel no colo” e o entregou as chaves da prefeitura no último pleito eleitoral de 2020.
Aberto e escancaradamente, Marcílio tem dido por onde anda que existe um acordo feito nas últimas eleições para que Samuel o apoie neste ano de 2024. Publicamente, Samuel não confirma nem desmentiu até o momento.
Na classe política ninguém consegue afirmar de fato com quem Samuel pode contar num eventual racha. A preço do momento, alguns vereadores do grupo da situação estão no palco do prefeito. Mas, há insatisfação generalizada. Muitos reclamam de falta de prestígio, outros temem abandono em caso de reeleição. Isso foi dito à reportagem por um membro do grupo, é bom salientar. “Muitos temem que Samuel vire às costas caso se reeleja, pelo fato de terem dito que estavam insatisfeitos com a maneira como são tratados e até mesmo abandonados por ele”, disse um aliado.
“Por Direito, Samuel Lacerda será nosso candidato”, afimou um membro do grupo.
O leitor do portal tem o livre arbítrio para fazer as suas ponderações a cerca do assunto.
Por Gilberto Angelo