O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda (PSDB), venceu a enquete online do Diário do Sertão que perguntou: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito(a) de Conceição?”
No final da enquete, Samuel obteve 43.75% dos votos dos internautas. Em segundo lugar ficou o ex-prefeito Alexandre Braga (PSB), com 42.93%. Em terceiro, a médica Dra. Jourdana Diniz (PP), com 13.32% dos votos online.
Samuel Lacerda, de 33 anos, formado em Direito, foi eleito prefeito de Conceição pela primeira vez em 2020, com 6.171 votos (53,75%). Ele derrotou Dra. Jourdana, que obteve 5.310 votos (46,25%).
Alexandre Braga, por sua vez, poderá ser o candidato a prefeito de Conceição pela oposição. Por ser filiado ao PSB, o apoio do governador João Azevêdo pode pesar na decisão de escolher o ex-prefeito. A chapa pode ser composta por Jourdana como candidata a vice.
Muito embora tenha vencido a enquete, os números não são tão favoráveis para o prefeito Samuel Lacerda, uma vez que se somado os votos em torno de um único nome, a oposição teria obtido 56,25%. Em análise geral, a oposição venceria as eleições, segundo a opinião dos votantes na enquete.
O nome do pré-candidato Dr. Landinho não foi citado na enquete. O engenheiro também já anunciou publicamente que será candidato ao cargo de prefeito do município nas próximas eleições. Ele também se encontra no grupo das oposições.
Outras possibilidades
Por outro lado, um nome que pode surgir como surpresa nas próximas eleições é do vereador Luan Ferreira. Ele tanto pode ser candidato a vice-prefeito por qualquer um dos lados, quanto pode ser lançado ao cargo de prefeito pela oposição. Tudo vai depender do que irá acontecer nos próximos meses. No entanto, a vaga de vice-prefeito da situação já foi previamente anunciada pelo próprio prefeito Samuel Lacerda, o que impossibilitaria a composição.
Quem também já anunciou a sua pré-candidatura foi Marcílio Lacerda, que é irmão do ex-prefeito e atual deputado estadual, Nilson Lacerda. “Foguete não dá ré”, escreveu Marcílio nas suas redes sociais. Porém, há quem diga dentro do próprio grupo que o lançamento do seu nome seria uma estratégia política para forçar o prefeito Samuel Lacerda desistir de sua candidatura e apoiar o nome de Maganady Lacerda, esposa de Nilson Lacerda. Nesse caso, a pesquisa, foi totalmente favorável a essa possibilidade.
Vale do Piancó Notícias