Mesmo na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ainda há tempo para aumentar as possibilidades de obter uma boa nota. O exame pode abrir portas para universidades renomadas e programas de financiamento estudantil. Para aproveitar melhor esse tempo, a rede de ensino Passei Direto, divulgou algumas dicas para que os vestibulandos garantam um desempenho de destaque.
A primeira dica é conhecer o local de sua prova com antecedência. Dependendo da cidade e região que o candidato mora, nem sempre é fácil chegar até o local da realização da prova. É importante ir até a localidade para estimar o tempo necessário para não se atrasar. Pesquise as melhores opções de transporte disponíveis no dia do exame e programe qual será a sua locomoção utilizada.
Como a prova do ENEM é dividida em dois finais de semana, então é importante que se saiba com antecedência quais áreas serão abordadas em cada momento e qual será o tempo que terá para realizá-las.
Praticar simulados é uma boa maneira de estudar na reta final. Com isso, o candidato já se familiariza com o estilo das questões e aprende a gerenciar melhor seu tempo durante a prova.
Há muitos professores e instituições que produzem conteúdo digital que contribuem para a rotina de estudos, o estutante pode aproveitar bastante.
Cuidar da saúde e aproveite os momentos de lazer é importante como parte da higiene mental. Considerando que já estamos muito próximos da aplicação do exame, é importante manter a alimentação equilibrada e continuar praticando exercícios físicos para manter o foco e a energia até o dia da prova. Mas não são recomendados estudos intensos próximo ao ENEM para que não se sobrecarreguem com os estudos.
Uma boa dica pode ser prática de Yoga, por exemplo, que ajuda no aumento da concentração e na diminuição do estresse e da ansiedade. Também durma bem e cedo na noite que antecede o exame.
Redação
A nota da redação possui um peso considerável na média final, por isso é uma grande preocupação para os estudantes. A boa elaboração do texto garante ao candidato uma nota que tem muito peso sobre a prova, e o tema proposto geralmente tem ligação com algum assunto pertinente à sociedade e ao cotidiano.
Observando este cenário, o professor de redação e filosofia Fernando Andrade, explica que a proposta do tema da redação aparece logo após os textos motivadores e apresenta uma situação-problema, que deve servir de reflexão para o aluno. Observe com muita atenção a proposta, porque geralmente é um tema geral ou um recorte. No ano anterior, o tema da redação foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O tema geral era “registro civil” e o recorte “invisibilidade social”, por exemplo.
O foco para fazer a interpretação adequada do tema é conseguir identificar corretamente o tema geral e o recorte proposto pela banca. A identificação errada do tema geral e do recorte proposto na redação podem prejudicar a interpretação e causar a fuga do tema.
O Enem apresenta uma proposta de redação bem elaborada para evitar que o aluno zere a prova, mas a fuga do tema pode prejudicar o candidato e reduzir sua nota. Para evitar que isso aconteça, ler os textos motivadores com atenção, grifar as palavras importantes e buscar sinônimos para elas, a fim evitar a repetição ao longo do texto, são boas estratégias. Além disso, iniciar o texto com um argumento que tenha relação ao tema central é fundamental e mostra ao corretor a conexão com o assunto proposto.
Fonte: Redação