A passagem do eclipse solar anular, que aconteceu na tarde do sábado (14) e foi visível em grande parte da Paraíba, mexeu com o coração dos paraibanos. A passagem da lua pelo disco solar inspirou o contador Andeson Pereira, de 24 anos, a pedir a namorada, Marisa Labara, de 23 anos, em casamento. O pedido aconteceu exatamente às 16h47, momento em que se formou o “anel de fogo” que dá nome ao eclipse, quando o casal assistia ao fenômeno na Praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa.
“Eu já tinha comprado as alianças há duas semanas, e quando recebi, decidi que ia ser durante o eclipse, afinal de contas eu não poderia perder essa oportunidade, uma vez que outro desses só daqui há 20 anos e olhe lá!”, contou Andeson.
A preparação para o pedido foi bastante rápida. Andeson contou que havia deixado as alianças no trabalho, para que Marisa não as encontrasse. Familiares dela, que até então não sabiam da intenção do jovem, foram junto com o casal para assistir ao fenômeno na praia do Jacaré.
Andeson Pereira pediu a namorada, Marisa Labara, em casamento durante passagem do eclipse pela Paraíba — Foto: Andeson Pereira/Acervo pessoal
“Ela foi com as primas dela e eu fui e passei no escritório para pegar as alianças. Cheguei lá, deixei guardado e quando foi uns 10 minutos antes, disse ao primo e às primas dela: ‘vou pedir Marisa em casamento daqui a pouco’, isso para que eles pudessem gravar e tirar fotos. Quando deu o momento exato da anularidade, eu pedi ela em casamento”, explicou.
O agora noivo disse que ficou nervoso na hora, e tremeu, mas conseguiu fazer o pedido. Marisa, que minutos antes havia comentado com Andeson estar no ápice da vida dela, aceitou o pedido, e a união foi coroada com o início da música “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, tocada no sax por um músico que estava no local — e sem ter sido combinado com os noivos!
“‘Evidências’ veio e foi o destino, foi por acaso”, completou.
Andeson Pereira e Marisa Labara estão juntos desde 2019 e ficaram noivos durante passagem do eclipse em Cabedelo, na PB — Foto: Andeson Pereira/Acervo pessoal
Casal se conheceu durante residência universitária
Andeson nasceu em Igaracy, no Sertão paraibano. Já Marisa é de Monteiro, no Cariri. O casal se conheceu em 2019, quando ela estava começando o curso de farmácia e ele já cursava contabilidade. Os dois moravam na residência universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e já haviam se visto nos corredores.
“No princípio contamos com a ajuda de alguns amigos em comum, que acabaram facilitando os primeiros contatos. A gente tem um amigo em comum, que é o Isaías. Quando eu decidi que queria conhecer a Marisa, que eu sabia que ele conhecia, eu pedi para ele me apresentar. A gente saiu algumas vezes junto a Isaías e a namorada e então foi se conhecendo. Um mês depois a gente começou a namorar”, contou Andeson.
Agora, em 2023, ele já está formado e trabalha como contador. Marisa está concluindo o curso de farmácia. Andeson e Marisa também já não moram mais na residência universitária, uma vez que desde 2022 estão morando juntos em um apartamento no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.
A previsão agora é que após a conclusão do curso dela, eles realizem o casamento. “Não vamos esperar o próximo eclipse para isso”, brinca o jovem.
G1