O casal João Paulo Amui e Aysla de Albuquerque, que se casou neste sábado (14), em Cabedelo, no litoral da Paraíba, realizou a cerimônia de matrimônio adaptada a outro evento importante: o eclipse solar anular, que aconteceu nesta tarde, e foi visível em grande parte do estado. Os cerca de 200 convidados receberam durante a cerimônia de casamento óculos de proteção especial para visualizar o fenômeno.
O casal disse que a escolha para realização do casamento não foi motivada pela data do eclipse. Pelo contrário, tanto João Paulo quanto Aysla não sabiam, quando agendaram a cerimônia, que neste dia 14 o evento astronômico aconteceria.
“Tentamos achar uma data que cabia pro pessoal vir e a gente optou pelo (período) do feriado (de Nossa Senhora Aparecida). Mas os astros nos presentearam com esse fenômeno maravilhoso. Foi uma coincidência”, disse João Paulo, médico natural de Minas Gerais.
Como a data do casamento foi marcada antes do conhecimento do casal sobre quando o evento astronômico aconteceria, detalhes da cerimônia tiveram que ser modificados e repensados para a apreciação do céu no momento do eclipse depois que ambos tiveram a informação.
Casal se casa durante eclipse anular do sol, em Cabedelo, na Paraíba — Foto: Hebert Araújo/TV Cabo Branco
O horário do matrimônio foi alterado para mais cedo. Além disso, um lugar na orla de Cabedelo, na Grande João Pessoa, foi escolhido para que a visualização do eclipse pudesse acontecer sem interferências de prédios ou casas.
Cerimonialista há mais de 20 anos, Filip Miranda, que organizou o casamento de João Paulo e Aysla, também disse que detalhes tiveram que ser mudados por conta do eclipse. “Esse fato realmente é inédito, histórico. Vai marcar minha carreira profissional e tivemos que colocar o eclipse dentro da nossa programação. Olha que privilégio”, explicou.
Convidados utilizaram óculos de proteção para ver o eclipse durante casamento — Foto: Hebert Araújo
O casal
Noivos se casaram neste sábado (14) — Foto: Hebert Araújo
Aysla e João Paulo se conheceram em tempos de universidade de medicina. A mulher, que é natural da Paraíba, conta que o momento em que se aproximaram foi durante a pandemia.
“Fui fazer residência médica de necrologia na USP, em Ribeirão Preto. Lá eu conheci o João Paulo, que também fez comigo essa residência. Tínhamos uma convivência muito intensa, em plena pandemia. Estávamos sempre juntos e fomos nos aproximando, e foi surgindo um amor”, disse Aysla, que é natural da Paraíba.
Além do dia 14 representar a data do casamento e também do eclipse, este dia é aniversário do pai da noiva, que disse que a junção de todas essas situações é um presente memorável. “É o melhor presente que eu já tive. Tô muito feliz”, disse Joadir Santana.
G1