Morreu na manhã desta terça-feira (26) o ex-delegado, ex-vereador e advogado José Luis Vitorino, mais conhecido como Doutor Zé de Val, aos 88 anos, em Conceição (PB). A informação foi confirmada pelo colega de profissão dele Silvio Darlan.
A causa do óbito, conforme publicou Darlan, foi por causas naturais devido à avançada idade. O velório ainda não foi divulgado.
Zé de Val virou figura icônica no município de Conceição (PB) pelo jeito diferente de atuar nos tribunais do júri. Em 2018, ele foi destaque nacional em um portal de notícias jurídicas após dar o que tabloide classificou como um “show de dramaturgia” em uma sessão do júri.
Caído no chão, ele encenou na frente dos jurados na tentativa de vencer o júri de que seu cliente não era culpado. A imagem dele deitado viralizou nas redes sociais na época.
José Vitorino fez fazendo encenação durante um júri (Foto: GILBERTO ANGELO)
Carreira
José Vitorino iniciou sua carreira em 1958, tornando-se sargento da Polícia Militar da Paraíba, sendo reconhecido anos mais tarde pela corporação com título de reconhecimento.
Eleito vereador em 1983, cargo que ocupou por um único mandato, ele disse ter se arrependido de entrar na política de Conceição.
Fundou clubes sociais como o “Novo Horizonte” e o famoso “Balança, mas não cai”, que fazia concorrência com antiga USEC frequentada pela elite da época.
Anos depois, tornou-se delegado de polícia, em um período em que se eclodia uma violência sem precedentes. Ele contou que acompanhou crimes bárbaros, que muitos homicídios eram “para matar ou morrer”.
Na advocaci Zé se destacou na área criminal.
Informações de Sílvio Darlan