Expectativa: um ano mágico, marcado por conquistas em série. Realidade: o Flamengo fez de 2023 a temporada das decepções. Com a perda da Copa do Brasil para o São Paulo, neste domingo, o rubro-negro chegou a sexto título perdido. Destes, quatro foram em finais. Confira, abaixo, a lista das decepções do clube.
Vice da Supercopa (janeiro)
As frustrações começaram já na primeira disputa de taça do ano. Pela Supercopa do Brasil, derrota por 4 a 3 para o Palmeiras.
Eliminado do Mundial de Clubes (fevereiro)
Em fevereiro, o time fez feio no Mundial. Foi eliminado de forma precoce ao perder para o saudita Al-Hilal, por 3 a 2, na semifinal. Na disputa do 3º lugar, venceu o Al-Ahly, do Egito.
Vice da Recopa (fevereiro)
A trinca de decepções do começo do ano foi completada com a perda da Recopa Sul-Americana. O time foi derrotado, nos pênaltis, para o Independiente Del Valle, em pleno Maracanã.
Vice carioca para o Flu com direito a chocolate (abril)
Após vencer o Fluminense por 2 a 0 na primeira partida da final, o Flamengo foi atropelado pelo tricolor de Fernando Diniz. Uma derrota que selou o fim da passagem do técnico português Vitor Pereira.
Eliminado da Libertadores (agosto)
Com uma atuação ruim e desinteressada no jogo de volta, em Assunção, o Flamengo conseguiu ser eliminado da Libertadores pelo fraco time do Olimpia ainda nas oitavas. Perdeu por 3 a 1 depois de uma vitória magra por 1 a 0 no Rio.
Vice da Copa do Brasil para Dorival (setembro)
Como um capricho do destino, o Flamengo amargou mais um vice no ano, desta vez da Copa do Brasil, justamente para o São Paulo de Dorival Junior. O técnico, que participou das conquistas da Libertadores e da própria Copa do Brasil no ano passado, não teve seu contrato renovado pela diretoria rubro-negra sob a justificativa de que o rendimento da equipe já estava em queda.