O Governo da Paraíba anunciou nesta terça-feira (5) vários investimentos para a área da cultura. Segundo o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), serão investidos mais de R$ 50 milhões, distribuídos aos artistas por meio de diversos editais.
O anúncio foi feito em uma solenidade que aconteceu no Cine Banguê, no Espaço Cultural , em João Pessoa. De acordo com o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, os artistas serão beneficiados através de editais de iniciativas como a Lei Paulo Gustavo.
Além dos editais, os artistas também terão auxílio de especialistas em submissão de propostas culturais. Serão montados 22 escritórios em todo o estado, através de uma parceria com o Instituto Federal da Paraíba, onde os artistas receberão instruções.
“Além de ofertar os editais vamos ofertar cursos, oficinas onde os artistas possam se qualificar. Em uma parceria com o IFPB, vamos montar 22 escritórios em todo o estado, onde os artistas poderão tirar dúvidas e receber auxílio para submeter propostas”, explicou o secretário.
Antes da solenidade, o governo anunciou que seriam assinados o II Edital de Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba, a 2ª chamada do Programa Arte na Bagagem, o Edital do Programa ICMS Cultural e os 13 editais para execução da Lei Paulo Gustavo (confira o cronograma abaixo).
Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa-PB — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba/Arquivo
Cronograma de editais para a Cultura na Paraíba
- Lei Paulo Gustavo: inscrições entre 9 de setembro e 9 de outubro;
- Arte na Bagagem – 2ª chamada: inscrições até 30 de setembro;
- Mostras e Festivais de Cinema: inscrições entre 5 e 25 de setembro;
- Conselho de Cultura: eleições marcadas para 15 de dezembro;
- Conferência Estadual de Cultura: de 16 a 18 de novembro.
- G1