A conta de energia de 1,6 milhão de paraibanos, que são atendidos pela Energisa Paraíba, em 217 municípios, vai ficar 1,46% mais barata a partir de segunda-feira (28). A diminuição da conta foi homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em contrapartida, para consumidores de Campina Grande e outros cinco municípios a tarifa fica mais cara.
Como visto pelo Vale do Piancó Notícias, os consumidores residenciais da Energisa Borborema, que atende Campina Grande, Lagoa Seca, Queimadas, Fagundes, Massaranduba e Boa Vista, vão sofrer um aumento médio de 12,83%.
O ClickPB verificou que a diferença nos reajustes são justificados porque os consumidores da Energisa Borborema estavam sem aumento na tarifa a 18 meses. Neste ano, houve um processo de unificação entre a Energisa Borborema e a Energisa Paraíba. Com isso, todos os consumidores passam a receber reajustes no mesmo prazo.
O reajuste tarifário das contas de energia é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes.
Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente e a cada cinco anos, no processo de revisão tarifária periódica.
Redação