Um cliente ficou trancado numa agência bancária no Recife durante duas horas, após o local fechar com ele dentro. Depois de Ezequiel Eustáquio da Silva ligar para a polícia pedindo ajuda e gritar para pessoas que passavam na rua, um vigilante apareceu e abriu a porta do banco.
O caso aconteceu na agência do banco Itaú na Rua 1º de Março, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Maqueiro do Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML), Ezequiel contou que tinha saído do trabalho e estava a caminho de casa, quando parou para sacar dinheiro no caixa eletrônico.
“Antes de entrar, eu perguntei ao vigilante se o banco estava fechado e ele disse que eu podia entrar, passando meu cartão, para ir no caixa 24 horas. Eu entrei passando o cartão, para ver se tinha entrado o meu salário, e quando voltei, o banco estava trancado e eu fiquei preso aqui”, contou Ezequiel ao g1, por telefone, enquanto ainda aguardava por socorro na agência.
Para pedir ajuda, ele ligou para a polícia e gritou para pessoas que passavam no meio da rua, sem obter sucesso. “Eu tô há duas horas aqui, trabalhei o dia todo, estou com fome e ninguém aparece”, disse.
Em desespero, Ezequiel ligou para a reportagem da TV Globo – que já havia entrevistado ele noutra ocasião e acionou a assessoria de imprensa da Polícia Militar para explicar a situação do maqueiro do IML naquele momento.
Enquanto o contato era feito, por volta das 20h30, um outro vigilante do banco Itaú apareceu e abriu a porta da agência para Ezequiel sair.
Após sair do local, uma equipe da Polícia Militar também chegou e orientou que ele fosse a uma delegacia para prestar queixa do fato. O maqueiro foi, então, para a Delegacia de Santo Amaro registrar uma ocorrência.
O g1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itaú para saber quais são os procedimentos adotados no fechamento das agências bancárias e se não há uma verificação prévia se ainda há clientes nos espaços antes de trancarem as portas.
O Itaú Unibanco respondeu por meio de nota, dizendo que “lamenta o transtorno causado ao cliente, pede desculpas e está à disposição para fornecer quaisquer apoios necessários”. Também disse que “está apurando o caso para identificar e corrigir eventuais falhas de processos de modo a evitar que incidente como este volte a ocorrer”.