No primeiro desafio oficial da temporada, o Arsenal superou o poderoso Manchester City nos pênaltis e ficou com o título da Community Shield, a Supercopa da Inglaterra, que marca a abertura “não oficial” do calendário europeu.
É a 17ª vez que o time londrino vence a Supercopa, pintando como o segundo maior campeão, atrás apenas do Manchester United, com 21.
A partida no tradicional estádio de Wembley, em Londres, teve uma reviravolta emocionante. Apesar de dominar as ações em grande parte do jogo, o Arsenal saiu atrás.
O jovem Cole Palmer marcou um belo gol aos 32 minutos do segundo tempo, aproveitando assistência de Kevin de Bruyne. Após abrir o placar, o City ainda teve duas boas chances, defendidas pelo goleiro Ramsdale.
Gol aos 53 minutos do segundo tempo
Quando o time de Pep Guardiola, que venceu a tríplice coroa na última temporada, se preparava para levantar mais uma taça, o improvável aconteceu. Partey e Akanji se chocaram dentro da área nos acréscimos, e a partida parou por três minutos.
Com mais tempo no relógio, o Arsenal foi para o abafa e achou um gol. Leandro Trossard finalizou, a bola desviou em Akanji e matou o goleiro Ortega, aos 53 minutos.
A decisão, então, foi para os pênaltis. Enquanto o Arsenal acertou as quatro cobranças — com Odegaard, Trossard, Saka e Fábio Vieira —, o City perdeu duas, com De Bruyne batendo no travessão e Rodri parando em Ramsdale.
Reforços estrearam
O Arsenal teve três reforços entre os titulares: Timber, Rice e Havertz, além do retorno do zagueiro Saliba, que perdeu parte da última temporada por lesão.
Já o City teve apenas uma cara nova entre os 11 iniciais: o meia croata Mateo Kovacic.
Agora, os times entram em reta final de preparação para o início do Campeonato Inglês, que terá sua primeira rodada a partir de sexta-feira (11), com Burnley x Manchester City, às 16h.
Já o Arsenal estreia contra o Nottingham Forest, sábado (12), às 8h30, no Emirates Stadium.