Um homem morreu depois de roubar uma mulher, pular no Rio Capibaribe e segurar num fio de energia elétrica para tentar se salvar, no Centro do Recife. O caso aconteceu na Ponte Velha, no bairro da Boa Vista, no fim da manhã desta sexta-feira (4), e foi filmado por pessoas que passavam pelo local.
As imagens, enviadas ao WhatsApp da TV Globo, são fortes. Elas mostram o homem no rio, tentando nadar contra a correnteza para se aproximar da Ponte Velha. Há um fio perto do local onde ele estava, e, para tentar se salvar, o homem se agarra ao cabo.
Poucos segundos depois, ele começa a segurar o fio com menos força e, depois, boia. Depois disso, ele afundou e desapareceu nas águas do Rio Capibaribe. Havia uma viatura da Polícia Militar no local.
Segundo a PM, a viatura fazia rondas no local e foi acionada por pessoas que estavam passando. O policiamento, de acordo com a corporação, acionou o Corpo de Bombeiros para a remoção do corpo.
Inicialmente a Polícia Militar disse que “o suspeito se assustou e pulou no Rio Capibaribe, mas, talvez por não saber nadar, agarrou uns fios e acabou morrendo eletrocutado”. No início da noite, a corporação enviou um novo posicionamento, dizendo que “o suspeito se assustou e pulou no Rio Capibaribe, nadou contra a correnteza até a exaustão e possivelmente foi vítima de afogamento”.
O g1 entrou em contato com a Neoenergia Pernambuco, para saber se a empresa foi acionada para remover o fio partido, que estava dentro do rio. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, “não existe rede da Neoenergia na ponte, apenas de iluminação pública”.
Procurada, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que uma equipe foi ao local na tarde desta sexta e verificou que não havia fio partido. Segundo a autarquia, a iluminação pública da ponte é acionada por meio de comando externo apenas à noite e, durante a inspeção, foi constatado que o cabo estava desligado e que não havia rompimento na rede.
Já o Corpo de Bombeiros disse, incialmente, através de nota, que “as equipes da Corporação não foram empregadas na ocorrência, pois o suspeito se evadiu do local”.
“O CBMPE informa ainda que, caso o suspeito seja localizado no meio aquático, equipes de mergulho serão acionadas”, dizem os bombeiros, que não informaram se vão realizar buscas ao corpo do homem desaparecido.
Às 18h30, o Corpo de Bombeiros enviou um novo posicionamento sobre o caso, informando que, “devido a novas informações relatadas, o homem, possivelmente, foi vítima de afogamento” e que, “diante das atualizações dessas informações, enviou equipes ao local na tentativa de localizá-lo”.