O futebol paraibano continua exportando jogadores para clubes internacionais ao longo de sua história. Entre os nomes de destaque estão Hulk, Tiquinho Soares, Matheus Cunha, Arthur Cabral, atualmente, além Marcelinho Paraíba, Ailton de Mogeiro, Jailson e tantos outros que representam a Paraíba no exterior.
Agora é a vez do zagueiro Yuri Matias, de 27 anos, natural de Campina Grande, que atua no CFR Cluj, time da Primeira Divisão do Campeonato Romeno. Ele marcou o gol da vitória, e foi eleito o melhor em campo em jogo contra o Rapido Bucuresti. Yuri Matias é titular absoluto, ele apresenta rendimento de alto padrão, e já é considerado como uma das grandes bases da equipe.
Yuri também está disputando as pré-eliminatórias da Conference League, competição de clubes europeus que aparece em terceiro lugar numa escala de importância no cenário esportivo do Velho Continente. O próximo jogo será contra o Inter D’Escaldes, clube das Andorras.
O atleta fala que “as emoções são diferentes, mas a forma de encarar cada competição é com a mesma concentração e seriedade”. E ressalta que “há um trabalho e um esforço para manter a saúde mental e o foco em ambas”.
Jefferson Yuri de Sousa Matias nasceu no dia 10 de fevereiro de 1995, na cidade de Campina Grande (PB) e é irmão do lateral Careca, que marcou época jogando pelo Campinense. Yuri Matias começou a carreira nas categorias do América de Recife-PE.
Depois se transferiu para o futebol de Portugal, onde defendeu o Acadêmica. Yuri Matias ainda passou pelo futebol de Azerbaijão, atuando pelo Neftchi. Ainda no futebol da Romênia, antes de chegar ao CFR Cluj, ele esteve no Gaz Metan. O paraibano Yuri Matias jogou com a camisa do Tractor Club, no Irã.