Na primeira edição do torneio denominado “Desafio de Clubes”, que marca o encontro entre os últimos campeões da Copa Sul-Americana e da Liga Europa, o Sevilla venceu o Independiente del Valle nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal e ficou com o título nesta quarta-feira.
O jogo foi disputado na casa da equipe espanhola, o estádio Ramón Sánchez Pizjuán. O técnico José Luis Mendilibar levou a campo um time misto, já que utilizou muitos titulares em amistoso realizado no dia anterior, onde venceu o Ceuta, da terceira divisão local, por 5 a 2.
O atacante argentino Lautaro Díaz abriu o placar para o Del Valle aos 10 minutos. Ele também havia balançado a rede na final da Sul-Americana 2022, vencida por 2 a 0 sobre o São Paulo. Nos acréscimos da etapa final, porém, Ortiz deixou tudo igual.
Nas penalidades, o goleiro sérvio Dmitrovic defendeu as cobranças de Faravelli e Marcelo Moreno, boliviano com passagens pelo futebol brasileiro e que começou a partida como reserva. Jordan, Romero, Idrissi e Papu Gómez converteram para o Sevilla.
A edição de 2023 da competição foi denominada “Antonio Puerta XII” em homenagem ao ex-jogador do Sevilla, que morreu em 2007, após sofrer uma parada cardíaca aos 22 anos.
Escalações – Sevilla 1 (4) x (1) Independiente del Valle
Sevilla: Dmitrovic; Juanlu, Nianzou, Kike Salas e Pedrosa (Gattoni); Jordan, Manu Bueno (Ortiz) e Papu Gómez; Óliver Torres, Suso (Idrissi) e Isaac (Romero). Técnico: José Luis Mendilibar
Independiente del Valle: Ramírez; Carabajal, Ortiz e García; Fernández, Pellerano (Caicedo), Faravelli e Rodríguez (Marcelo Moreno); Alcivar (Landázuri), Sornoza (Hoyos) e Lautaro Díaz (Cortez). Técnico: Martin Anselmi
Pênaltis:
Jordan (Sevilla) ✅
Faravelli (Del Valle) ❌
Romero (Sevilla) ✅
Hoyos (Del Valle) ✅
Idrissi (Sevilla) ✅
Marcelo Moreno (Del Valle) ❌
Papu Gómez (Sevilla) ✅