A cidade de Coremas, localizada na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, poderá ter p número de vereadores reduzido nas eleições do ano que vem. A possível alteração é consequência do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente, o município conta com 11 parlamentares na Câmara, mas deverá perder dois, indo para nove, que é o mínimo. Isso acontece porque a Constituição determina um número máximo para a composição das casas legislativas com base na população.
O teto é de nove vereadores, por exemplo, nas cidades com até 15 mil habitantes. Coremas, na última inspeção do IBGE, ficou com 14.683.
Para haver mudança na oferta de vagas em 2024, é necessário que os próprios vereadores aprovem alteração na lei orgânica do município até a data final das convenções partidárias, a ser definida pelo TSE no calendário eleitoral.
Atualmente, um vereador coremense recebe R$ 7 mil por mês, ou seja, a mudança significaria uma redução de R$ 168 mil por ano na folha de pagamento.