ANTES E DEPOIS: Imagens de satélite mostram impacto de seca histórica no Uruguai — Foto: Nasa Earth Observatory
Imagens de satélite divulgadas na quinta-feira (13) pela Nasa e pela Maxar Technologies mostram o impacto da seca que atinge o Uruguai nas últimas semanas. O país enfrenta a maior estiagem dos últimos 70 anos e racionamentos de água já são realidade para boa parte da população.
A região do reservatório Paso Severino em 20 de junho de 2019 (esquerda) e em 13 de junho de 2023 (direita). — Foto 1: Maxar Technologies/Reuters — Foto 2: Maxar Technologies/Reuters
A área mais afetada pela falta de chuva fica perto de Mendoza, justamente onde fica o reservatório Paso Severino, que é uma das principais fontes de água para a capital Montevidéu e seus arredores. Segundo o governo uruguaio, o reservatório é responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da população do país.
A região do reservatório Paso Severino em 2 de junho de 2022 (esquerda) e em 13 de junho de 2023 (direita). — Foto 1: Nasa Earth Observatory — Foto 2: Nasa Earth Observatory
Os especialistas explicam que, nos últimos três anos, a região foi afetada pelo fenômeno meteorológico La Niña, e isso causou a seca na área. Nas próximas semanas, no entanto, o tempo deve mudar, pois as condições atmosféricas indicam a formação do fenômeno El Niño.
Fonte: G1