O Flamengo confirmou sua classificação às oitavas de final da Libertadores. O Rubro-Negro goleou o Aucas por 4 a 0, no Maracanã, pela sexta e última rodada da fase de grupos.
Pedro, Léo Pereira, Bruno Henrique e Victor Hugo marcaram os gols da partida. Os tentos saíram aos oito, aos 30 e aos 42 minutos do primeiro tempo; e aos dez da etapa final.
Atual campeão do torneio, o Fla ficou em segundo no Grupo A. Os comandados por Sampaoli fizeram 11 pontos e ficaram atrás do Racing, com 13 — o Ñublense, com cinco, ficou com a vaga na Sul-Americana.
O Rubro-Negro aguarda sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase. O evento será realizado em 5 de julho, na próxima quarta-feira, às 13h (de Brasília), na sede da Conmebol, no Paraguai.
O Flamengo volta a campo no sábado (1) para enfrentar o Fortaleza, também no Maracanã, pela 13º rodada do Brasileirão. O clube tem 22 pontos e está em terceiro na tabela do torneio.
Personagem da partida, Bruno Henrique quase inaugurou o placar com três minutos de bola rolando. O camisa 27, que voltou a ser titular pela primeira vez desde a grave lesão no joelho, acabou mandando para fora após driblar o goleiro.
O Fla dominou o adversário e não encontrou dificuldade para abrir 2 a 0 com meia hora de partida. O time da casa não deu espaço e, explorando a velocidade, castigou os visitantes com seu volume e imposição de jogo.
BH coroou sua atuação com um gol — e criou para fazer mais. Ele marcou seu segundo tento na temporada, teve o nome ecoado pelo Maracanã e saiu de campo ovacionado pelos mais de 60 mil torcedores ao ser substituído.
O Fla não diminuiu o ritmo após o intervalo e deu números finais à goleada. A equipe de Jorge Sampaoli manteve a superioridade desde o início e não parou de pressionar até o apito final.
Vinicius Junior e Luiz Araújo prestigiaram o confronto no Maracanã. Revelado na Gávea, o atacante do Real Madrid teve o nome cantado pela torcida quando apareceu no telão, enquanto o novo reforço do Fla assistiu à partida na cabine de diretores do clube.
Gols e destaques
BH perde sem goleiro. No 3º minuto do jogo, Bruno Henrique foi lançado por Victor Hugo na velocidade. Ele saiu sozinho e driblou o goleiro, mas acabou adiantando muito e acabou acertando a rede pelo lado de fora.
1×0. Aos 8, Everton Ribeiro tocou para Wesley na entrada da área. O lateral cortou para dentro e bateu firme, mas Galíndez defendeu. O rebote ficou com Arrascaeta, que pegou mascado e, no meio do caminho, a sobra ficou com Pedro para completar para o fundo da rede.
Seria o segundo. Aos 15, Wesley lançou Victor Hugo na direita, que chegou perto da linha de fundo e cruzou para trás. Arrascaeta apareceu e finalizou de primeira, mas o goleiro defendeu e, no rebote, Arrasaca mandou para fora.
Quase um golaço. Aos 27, Bruno Henrique foi acionado na esquerda, tabelou com Arrascaeta e bateu na saída de Galíndez, mas o goleiro defendeu.
2×0. Aos 30, Arrascaeta cobrou escanteio pela lado esquerdo com muito efeito e Léo Pereira apareceu nas costas da marcação no segundo pau. O zagueiro testou firme para o chão, à queima-roupa, e ampliou o marcador.
3×0. Aos 42, Everton Ribeiro tabelou com Wesley na área e deu um toque sutil para Bruno Henrique. O camisa 27 ajeitou para a esquerda e bateu colocado, acertando a bochecha da rede e inflamando a torcida no Maracanã.
4×0. Aos 10 do segundo tempo, Bruno Henrique foi lançado em disparada novamente e tocou para Pedro. O centroacante segurou, esperou Victor Hugo passar e deixou a Cria diante do gol, que completou a goleada.
Ficha técnica
Flamengo 4 x 0 Aucas
Competição: 6ª rodada da fase de gruos da Libertadores
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 28 de junho de 2023, às 21h30
Árbitro: Andres Rojas
Assistentes: Sebastian Vela e Richard Ortiz
Gols: Pedro, aos 8/1ºT, Léo Pereira, aos 30/1ºT, Bruno Henrique, aos 42/1ºT, Victor Hugo, aos 10/2ºT
Amarelos: Everton Ribeiro, Arrascaeta e Corozo
Vermelho: Não houve
Público: 62.924 torcedores
Renda: R$ 2.740.668,50
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley (Fabricio Bruno), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Pulgar), Victor Hugo, Everton Ribeiro (Cebolinha) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Matheus Gonçalves) e Pedro (Gabigol). Técnico: Jorge Sampaoli.
Aucas: Galíndez; Quintero (Chalá), Cangá, Ángel; Vega (Carcelén), Cano (Montero), Otero, Cuero e Quiñónez; Castillo (Cifuente) e Briones (Corozo). Técnico: Santiago Escobar.