No município de Aguiar, que fica localizado na microrregião do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba, um músico autodidata de 61 anos se destaca não só pelo talento, mas também pela força de vontade para continuar fazendo o que ama.
Francisco Lacerda é conhecido como Chico Aleijado por causa da deficiência que tem nas pernas. Mesmo com essa limitação, ele continua cantando e tocando sanfona em eventos diversos ou até no meio da rua.
Uma caixa de som, um microfone, alguns lençóis para proteger do sol e, claro, a sua inseparável sanfona são os equipamentos necessários para seu Chico fazer o bom e velho forró pé de serra.
Mas, além da deficiência nas pernas, o sanfoneiro também vem enfrentando um problema que está comprometendo a sua visão.
Em fevereiro deste ano ele pediu ajuda financeira para se submeter a uma cirurgia para retirar pterígio em um dos olhos. O pterígio é uma pele que cresce do canto do olho em direção à pupila e pode cobrir todo o globo, ocasionando cegueira.
Na época, Chico Aleijado informou que o procedimento cirúrgico custava em torno de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) e ele não tem condição financeira de arcar com esse valor.
Para contratar Chico Aleijado ou fazer alguma doação financeira, o telefone é (83) 99673-1841
Diário do Sertão